top of page

Formada em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense, atua em:

 

ARTES CÊNICAS: 

 

 

Em 25 anos de carreira no mercado do Estado do Rio de Janeiro, atuou na peça "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, premiada como um dos cinco melhores espetáculos do ano (1988) no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no I Festival Nacional de Teatro de Resende (1989), dirigido por Leonardo Simões. Trabalhou, por cinco anos, com a dramaturga Anamaria Nunes atuando como atriz em "O Tambor e o Anjo"; como assistente de direção em "Crônicas Pantagruélicas do Infame Rabelais" e como diretora em "Numa e a Ninfa".  Atuou, também, com o diretor Marcos Wogel em "Os dois Cavalheiros de Verona" – de William Shakespeare - selecionado para o Festival de Teatro de Ouro Preto; com o diretor Dudu Sandroni em "A Inacreditável História de Marco Polo e sua Exuberante Viagem ao Oriente" e em "Ludi na TV"; com a diretora Cacá Mourthé atuou em duas temporadas de "Passo a Passo no Paço Imperial" .

 

ROTEIRO E DIREÇÃO dos espetáculos:

 

"Vida" (2001); "O Maior Amor do Mundo" (2002); "Cores, Uma viagem de Isaac Newton" (2003); "Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade" (2004),  todos apresentados no Teatro Municipal de Niterói, assim como a trilogia: "HAHAHAHAHA – A História da Comédia e do Cinema" (2005); "LALAIALAIÁ – A História da Música" (2006); "BLABLABLABLABLÁ – A História da Literatura" (2007).  Em 2008, para homenagear a cidade em que mora, apresenta o espetáculo "Água Escondida" (TMJC); Nos anos seguintes: "Escrito nas Estrelas – A História da Astronomia" (2009); "Contemporâneo – A Arte do Nosso Tempo" (2010); "Mitologia – Deuses do Olimpo" (2011); "Fábulas – Histórias que Ensinam" (2012). O espetáculo "A Paixão Segundo Maria Madalena"com concepção e roteiro de Eleusa Mancini, e Dir. de Marcos Ácher, foi selecionado para o Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, conquistou 13 indicações e 7 prêmios. Durante o ano de 2014, como diretora e autora, apresentou no Teatro Popular Oscar Niemeyer e no Teatro Municipal de Niterói, a peça infantil: O Fabuloso. Em 2015, dirigiu cenas do espetáculo "Terror e Miséria do Terceiro Reich", de Bertold Brecht, e em 2016, dirigiu o espetáculo "Shakespeare, William" - vencedor do Edital da Fundação de Artes de Niterói.

 

Como diretora e roteirista na área de Dança, seus últimos trabalhos foram: "Quattuor - Os 4 elementos" e "Pangeia – Um planeta Continental", ambos para o Teatro Municipal de Niterói, em 2013. Em 2014, apresentou: "Conceitual"; "À Flor da Pele" e "Mais amor por Favor". Em 2015, "As Grandes Invenções da Humanidade"; Água - A Fonte da Vida" e "Música - A Trilha Sonora da História, todos no Teatro Municipal de Niterói. 

 

RÁDIO – Em Paralelo às atividades de teatro, Eleusa Mancini desenvolveu sua carreira como locutora das Rádios: Fluminense FM, Rádio Antena 1 Lite FM; Opus 90 FM (Grupo JB/O Dia); Rádio A5 FM e Central FM de Coimbra – Portugal. Hoje, é Coordenadora Artística da Rádio Escuta FM da UFF – Universidade Federal Fluminense.

 

DOCENTE – Técnicas Radiofônicas, com especialização em locução – Curso de extensão/UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); SENAC/ RIO (Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional; e UFF (Universidade Federal Fluminense).  Entre os anos de 2007 a 2014, ministrou aulas especializadas em radiojornalismo no Programa nas Ondas do Ambiente, da Secretaria de Estado do Ambiente e da Secretaria de Educação do Estado Rio de Janeiro em parceria com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

 

DOCENTE – Leitura e Interpretação, e Língua Portuguesa e Literatura – Nos cinco últimos anos, leciona para o IPUFRJ (Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro). E nos dois últimos anos ministra cursos de Linguagem oral e escrita para o PRONATEC - Governo Federal.

Equipe

 

Eleusa Mancini

Professora de Interpretação para Teatro

Atriz; Diretora; Roteirista;

Professora de Técnica Vocal e Técnica de Leitura;

Professora de Técnicas Radiofônicas;

Professora de Língua Portuguesa/ Latim

Marcos Ácher

Professor de Interpretação para Teatro

Ator e Diretor

Formado pelo Centro de Artes Calouste Gulbenkian/RJ, trabalhou em vários espetáculos, entre eles "A Visita de Velha Senhora" (de Friedrich Dürrenmatt, direção de Silvia Monte), "Randevu do Avesso" (Texto de Claudia Mauro, com supervisão de direção de José Possi Neto), "O Bom Canário" (Texto de Zacharias Helm e direção de Leonardo Netto e Rafaela Amado, com Joelson Medeiros e Érico Brás, entre outros), “Estranho Casal” (de Neil Simon, com tradução de Gilberto Braga, direção de Celso Nunes e no elenco, Carmo Dalla Vecchia e Susana Ribeiro, entre outros), “Cabaret Melinda” (direção de José Possi Netto, com Sandra Pêra, Claudia Mauro, entre outros), “O Baile” (direção de José Possi Netto, com Tássia Camargo, Carlinhos de Jesus, entre outros), “Arlequim Servidor de Dois Patrões” (direção de Luiz Arthur Nunes, com Camila Pitanga, Marcos Breda e Carol Machado, entre outros) e “Senhora dos Afogados” (de Nélson Rodrigues),“O Tiro que Mudou a História” e “Tiradentes – a Inconfidência no Rio” (as duas últimas de Aderbal Freire-Filho e Carlos Eduardo Novaes, sob direção de Aderbal), como integrante do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo. Em teatro infantil atuou em “O Mistério de Feiurinha” (do livro de Pedro Bandeira, com adaptação e direção de Leonardo Simões), “Calendas de Primavera” (texto e direção de Marcia Duvalle), “A Inacreditável História de Marco Polo e Sua Exuberante Viagem ao Oriente” (texto de Fátima Valença, com direção de Dudu Sandroni), “Ludi na TV” (do livro de Luciana Sandroni, com direção de Dudu Sandroni) e “Quem Segura Esse Bebê?” (adaptação de As Desgraças de Uma Criança, de Martins Penna, feita por Fátima Valença e dirigida por Dudu Sandroni).

 

Fez várias participações em Programas de Televisão, entre eles: Dois Irmãos, Em Família, Amor à Vida, Lado a Lado (ganhadora do Prêmio Emmy Internacional de Melhor Telenovela de 2013), Sangue bom, Salve Jorge, A vida da gente, Insensato Coração, Dalva e Herivelto, Viver a Vida, Força Tarefa e A Grande Família, na Rede Globo e Milagres de Jesus, Chamas da Vida e Poder Paralelo, na Rede Record.

 

Tem indicações e prêmios em teatro, entre eles: Prêmios de Melhor Texto, Direção e 2º Melhor Espetáculo com “Faz de Conta” no X Festival de Teatro Infantil de Campos dos Goytacazes (2002); Indicação aos prêmios Coca-Cola e Mambembe por “Calendas de Primavera”, em 1993, e por “Ludi na TV”, em 1996; Indicação ao Prêmio Mambembe por “Quem Segura esse Bebê?”, em 1997; e o Prêmio Cantareira, dado pela Prefeitura da cidade de Niterói a artistas que se destacaram em 1997. Atualmente cursa a Faculdade de Licenciatura em Teatro na UniRio, dirige o grupo de teatro Claurinas – As Palhaças Bailarinas; está em cartaz, no Rio de Janeiro, como ator, na peça A Visita da Velha Senhora.

bottom of page