top of page

A Concentração - O Objetivo - A Meta

A concentração é fundamental para que o objetivo seja alcançado; quando nos desviamos do caminho automaticamente perdemos o objetivo. A concentração nos deixa focados naquilo que temos que fazer, por isso, são apicados exercícios que deixam o corpo e a mente inteiramente direcionados na meta a ser alcançada. Discilplinar o olhar; direcionar a visão; alcançar a meta; concluir o objetivo. Foco! 

Atenção, concentração e rítmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Raciocínio - A Decisão - A Confiança

 

Numa fração de segundos, o jogador precisa tomar a decisão certa. Não apenas pensar rápido, mas pensar rápido e certo. Uma decisão mal tomada pode colocar tudo a perder. Por esse motivo, são aplicados exercícios que fazem o atlelta pensar sobre pressão e com rapidez, sempre no caminho do acerto, concatenando pensamento e movimento; o coinciente e o inconciente criativos. 

 

A Improvisação - A Criatividade - O Desempenho

A criatividade é o poder de ser único e original; todos nós temos capacidade criativa. No esporte, particularmente no futebol, a criatividade é a "chave" para otimizar o desempenho, combinando técnica, habilidade e originalidade, fundamentais à ampliação da confiança.

 

A Visão Periférica - A Percepção - A Consciência

A visão periférica é a capacidade individual de aumentar seu campo visual, lateralmente. Exercícios orientados proporcionam detalhamento deste tipo de consciência visual e a percepção de todo e qualquer movimento. A aquisição desta capacidade influi tanto sobre o ataque quanto sobre a defesa. Proteção, locomoção e encaminhamento resultam em domínio de jogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Domínio do Espaço - A Estratégia - A Tática

Um dos fundamentos básicos do teatro é o posicionamento no palco. Saber se posicionar no espaço é fundamental, tanto no teatro como no futebol. O posicionamento é o coração da estratégia, um conjunto de regras que devem ser respeitadas para que a tática preestabelecida seja mantida. Quando um jogador assume uma posição, ele deve ter em mente a importância de sua atuação naquele espaço, assim como, a relevância de sua participação em conjunto. Colaboração, Contribuição, Cooperação - são básicos, são primordiais! 

A Comunicação - A Interação - A Integração

Comunicação é o processo de transporte de informação intrapessoal e interpessoal entre sujeitos e objetos com uso de sistemas simbólicos que permitem a interação e a integração - chamada também de materialização do pensamento. Criar uma rede colaborativa de comunicação é o mesmo que gerar um campo de troca permanente e produtivo. Interar-se significa envolver-se em prol do todo, do grupo. A ação de um gera a reação do outro. Integrar-se quer dizer  tornar-se parte de um conjunto ou grupo. Incluir; Incorporar; adaptar; combinar - partes inseparáveis e essenciais à comunicação e à existência de um coletivo, de um GRUPO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Trabalho em Grupo

Um time que não "joga junto" não chega a lugar algum. Por isso, é necessário que cada jogador tenha a total noção de seu potencial, de sua participação, de sua responsabilidade diante do grupo. A união fortalece e a força encoraja, aproxima e reflete a vitória. 

O Jogo Teatral e o Futebol Arte - Jogando Juntos

O uso de novas técnicas de atuação viabilizam recursos, potencializam habilidades e otimizam a participação. Oferecer suporte técnico aprofunda o nível do diálogo; prioriza o processo interativo; amplia a possibilidade de colaboração; favorece a aprendizagem; rompe barreiras e estabiliza o espaço; dá ritmo ao tempo. O rendimento; a capacidade; a eficiência e o empoderamento geram soberania, superioridade e domínio. Este é o verdadeiro trabalho em grupo.

Exercícios
Foto Seleção feminina.jpg
bottom of page